Zona Franca é um regime econômico conhecido mundialmente e que tem como objetivo ajudar a desenvolver um, trata-se de uma parte específica do Território Nacional que possui legislação aduaneira própria.
Mundialmente utilizada na facilitação da produção, logística e realização de todo tipo de negócios internacionais. Nas Zonas Francas, existe a exoneração ou simplificação do pagamento de tributos, afim de fomentar atividades industriais, comerciais e de serviços.
Outra vantagem é que não existe restrição de caráter econômico. Sem cotas de importação ou licenças prévias e outras. A instalação e funcionamento de empresas, inserção de bens de capital, produtos e matéria prima de qualquer lugar do mundo, ou mesmo do País, conta com burocracia mínima.
Existem aproximadamente 500 Zonas Francas no mundo, entre elas as mais conhecidas por seu sucesso: Colón – Panamá, Manaus – Brasil, Tanges – Marrocos, Iquique – Chile, Florida – Uruguai, JAFZA – Dubai e muitos outros.
Parque da Zona Franca Global: parque industrial e comercial localizado na Ciudad del Este, resultado de uma licitação pública de 2002, sendo uma empresa privada (Zona Franca Global del Paraguay S.A.C.I.S) detentora de contrato com o Governo Paraguaio de concessão e aditivos para desenvolver e explorar uma Zona Franca até 2032, com chance de renovação até 2062.
Na Zona Franca Global, é possível desenvolver qualquer atividade seja essa normal, de maquila ou com regime especial. Oferecendo espaços físicos adequados para um bom ambiente de negócios industriais, comerciais e de serviços, com vantagens como localização próxima a grandes centros de consumidores.
1. Executivos e profissionais disponíveis com experiência em negócios internacionais.
2. Mão de obra jovem, de qualidade e sem vícios laborais, grande parte com formação secundária. De fácil treinamento (Ativo Estratégico).
3. Disponibilidade de engenheiros eletromecânicos relativa.
4. Menores incidências de custos indiretos nas cargas sociais, ainda que o salário mínimo seja maior.
5. Num raio de 30 km 3 aeroportos internacionais: Minga Guazú – Paraguay, Foz do Iguaçu – Brasil e Puerto Iguazú – Argentina.
6. A ZFG está na zona geográfica considerada como a Capital Comercial da América do Sul, que por si só, para muitas atividades já é uma vantagem competitiva e comparativa.
7. Esta localização oferece a possibilidade de servir um mercado potencial de 60 milhões de pessoas, num círculo de viagem de 2 horas de voo ou 24 horas por rodovias (Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia), além das hidrovias sobre os rios Paraná, Paraguai e o Lago de Itaipu.
8. Clima agradável, geologia estável. Não há grandes desastres naturais.
9. População de etnia variada, estima mais de 50 etnias em Ciudad del Este (idiomas).
10. Excelente logística rodoviária de ida e volta a qualquer parte do Brasil, pela grande disponibilidade de transportadoras e caminhões. Ativo Estratégico.
11. Relativa logística multimodal Rio Paraná, Rio Paraguai, Bacia do Rio da Prata, Atlântico.